Domingo, 08 de Setembro de 2024 -

Evento em Ibiúna Fortalece Sindicalismo entre Mulheres no Comércio e Serviços

Publicado em: 12/07/2024

Na manhã de quarta-feira, 10 de julho, teve início o projeto “Caminhos Sindicais – Uma Jornada de Formação da Contracs”, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) em parceria com o Solidarity Center AFL-CIO. O evento ocorreu até quinta-feira, 11 de julho, em Ibiúna, interior de São Paulo, e conta com a participação de mulheres sindicalistas de 19 estados brasileiros.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Mulheres da Contracs, Marlene Lima, do presidente do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor), Luciano Leite, do secretário geral Alexandre do Carmo e de Ana Julia, representando o Solidarity Center AFL-CIO.

 

 

 

 

 

 

 

O projeto tem como objetivo fortalecer os sindicatos do ramo de comércio e serviços, capacitando as mulheres sindicalistas para enfrentar os desafios contemporâneos. Durante o primeiro dia de formação, a secretária de Mulheres da Contracs, Marlene Lima, e a representante da Formação da CUT-SP, Telma Victor, participaram ativamente das atividades, ao lado do secretário de Políticas Sociais, Edson Bertoldo.

Telma Victor foi responsável por conduzir a atividade que abordou a história da luta e organização dos trabalhadores no Brasil, fornecendo uma base teórica importante para as participantes.

Este é apenas o primeiro módulo do curso, que promete empoderar as mulheres para que contribuam de forma ativa em suas comunidades e organizações sindicais. A expectativa é que, ao término do curso, as sindicalistas estejam preparadas para implementar mudanças significativas em seus locais de trabalho e na sociedade.

A iniciativa representa um passo importante na luta pela igualdade de gênero e pelo fortalecimento do sindicalismo no Brasil, especialmente em um setor tão vital quanto o comércio e serviços.

LEIA TAMBÉM

SECOR e Sincomércio Assinam Nova Convenção Coletiva de Trabalho

Em um marco significativo para os trabalhadores do comércio na região, o [...]
LEIA MAIS